Mais informação - clique na imagem

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Resposta ao comunicado do PS/Borba


O Partido Socialista de Borba, entendeu responder ao comunicado que o PSD de Borba divulgou na sua página da Internet e que enviou a vários órgãos de comunicação social. Lamentavelmente, o PS/Borba, para além de se achar acima de qualquer crítica, usa uma linguagem que não vamos replicar, porque não pretendemos baixar o nível da discussão política. Pretendemos apenas esclarecer alguns pontos contidos nessa resposta:

Diz o PS/Borba que foi o atual governo que estabeleceu as regras para considerar as câmaras com excesso de endividamento. O PS/Borba esqueceu-se de referir (ou não lhe dá jeito lembrar) que as regras e critérios são iguais para todas as câmaras do país. Mas, mais preocupante, é a incapacidade que o PS/Borba tem de reconhecer, olhando para os dados da gestão da Câmara de Borba, que está numa situação tão difícil que devia agradecer ao governo ter criado este mecanismo porque é a única forma que tem de pagar as dívidas que se têm vindo a acumular e que, de outra maneira, era impossível liquidar.

Diz o referido comunicado, que o governo obriga as câmaras que recorrem ao PAEL a manter as taxas de IMI e Derrama no máximo. É curioso que o mesmo comunicado não diga que o PS/Borba já há vários anos mantém estas taxas no máximo, sendo por isso mentira que seja por causa da adesão ao PAEL que esta situação se verifique no concelho de Borba. Critica o governo por aumentar os impostos, mas, a nível local, o atual executivo socialista, tem feito o mesmo naqueles que dependem da decisão da maioria que o suporta, tendo vindo a penalizar os borbenses e as empresas com sede no nosso concelho.

A desorientação do PS/Borba é de tal ordem que, para além da desculpa ridícula para os cortes de energia, refere a questão do aumento do IVA da iluminação pública. É mesmo uma profunda demonstração de má-fé pretender atribuir essa decisão ao atual governo quando esta medida estava contida no memorando de entendimento assinado com a troika (Ponto 5.15), sendo portanto um compromisso assumido pelo Partido Socialista!

A questão das piscinas cobertas é elucidativa sobre a irresponsabilidade do atual executivo. O PSD apenas registou que, no segundo ano de abertura à população (depois de terem passado mais de três anos entre a conclusão da piscina e a sua entrada em funcionamento!…) irá ocorrer uma diminuição de 2 meses no período de funcionamento. Ninguém disse que a piscina tinha de dar lucro: O que se pretende saber é se o executivo fez algum estudo para averiguar se a Câmara tinha condições financeiras para manter a piscina em atividade. Quem tenha verdadeira preocupação com a gestão de uma câmara deve manifestar algum cuidado nesta matéria, daí que não seja de estranhar que tal não tenha sido feito pelo executivo PS…

Também não estranhamos que o PS diga que não tem que ouvir o PSD: Se o atual executivo não é capaz sequer de ouvir aqueles que o elegeram (tal o descontentamento que vamos ouvindo diariamente), como é que iria perder tempo a ouvir o que diz um partido da oposição?

Porque será que tentam passar a ideia de inexperiência, incompetência e desconhecimento da realidade local da concelhia do PSD/Borba? Será porque estamos a incomodar aqueles que se acham donos da razão e não estão habituados a ser criticados? Realmente, o PSD/Borba não tem experiência na gestão camarária, porque nunca ganhou a câmara. O PSD/Borba não pode portanto ser responsabilizado pelo estado de desequilíbrio financeiro em que se encontra a câmara de Borba. Na altura própria, apresentaremos o nosso programa e os nossos candidatos e serão os Borbenses que irão decidir quem tem capacidade para governar a câmara a partir de Outubro de 2013. Uma coisa é certa: O próximo executivo terá uma tarefa bem difícil pela frente, porque o autismo e a arrogância da atual maioria estão a levar a câmara para uma situação insustentável! O PS/Borba não quer reconhecer o óbvio, mas o PSD/Borba não se cansará de o repetir, sob pena de ser conivente com uma gestão irresponsável de um executivo esgotado e com cada vez menos apoio no nosso concelho.


Borba, 12 de Novembro de 2012

A Comissão Política Concelhia